Manifesto Appelatio Fraternitatis Rosae Crucis 1614-2014

Quatrocentos anos após o primeiro Manifesto intitulado Fama Fraternitatis Rosae Crucis ter se tornado público, este novo documento que colocamos em suas mãos está ancorado na trilogia: ESPIRITUALIDADE, HUMANISMO E ECOLOGIA.

É um apelo para que cada pessoa habitante do nosso planeta assuma sua reponsabilidade perante seu próprio desenvolvimento, perante seus irmãos humanos e perante a natureza.

Assim como o “Positio”, o “Appellatio” não se dirige a uma elite, qualquer que seja, mas a todos aqueles e aquelas que tomarem conhecimento de sua – 5 – publicação e dedicarem tempo para lê-lo. Alguns o julgarão talvez um pouco alarmista, outros sobretudo utopista. Certamente, ele não é dogmático e nem ideológico. Através dele, queremos simplesmente exprimir ideias que não são novas e nem tampouco originais em si mesmas, sobretudo para os rosacruzes, mas que, para nós, merecem mais do que nunca uma reflexão. Com efeito, desejamos lançar um apelo à espiritualidade, ao humanismo e à ecologia, condições necessárias, segundo o nosso parecer, para que a humanidade se regenere em todos os planos e encontre a felicidade a que aspira.

Manifesto Appellatio